Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Etapa 1

        Texto
O objetivo para ensinar o número é o da construção que a criança faz da estrutura mental do número. Uma vez que esta não pode ser ensinada diretamente, o professor deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar ativa e autonomamente  em todos os tipos de situações. Uma criança que pensa ativamente, à sua maneira, incluindo quantidades, inevitavelmente constrói o número. Segundo Constance Kamii A tarefa do  professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança, o que é muito difícil porque a maioria de nós foi treinada para obter das crianças a produção de respostas certas. Nós professores, devemos fazer as coisas acontecerem, conduzir as crianças ao pensamento reflexivo, colocando todas as coisas em todos os tipos de relação. Devemos propor pensamentos com autonomia.
Também é indispensável que o professor entenda a escrita numérica que as crianças realizam como um objeto social, construído por elas na interação com os diversos significados do número com os quais convivem no mundo real.
Um professor de Educação Infantil necessita ser, antes de qualquer coisa, um observador atento e um interventor oportuno. É preciso refletir sobre a nossa pratica pedagógica. E que este  avalie constantemente seu trabalho, para que possamos no futuro ter uma Educação Matemática de qualidade. A Estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada diretamente, uma vez que a criança tem que construí-la por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário