Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atividades de matematica para ensino fundamental

Palito: Idade recomendada: A partir de 6 anos. Organização da Classe: Grupos de duas ou mais crianças. Objetivo: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem. Material: Palitos de fósforos ou algo similar; papel para anotações. Regras:
Cada jogador tem 3 palitos
A cada jogada os jogadores colocam suas mãos atrás das costas e deixam na mão direita uma quantidade de palitos que varia de 0 a 3 sem que o outro saiba. Os jogadores colocam então uma das mãos para frente e cada um fala quantos palitos acha que têm em todas as mãos juntas. Quando cada jogador fizer sua estimativa todos abrem a mão e conferem o resultado. Marca um ponto quem chegar mais próximo, ou adivinhar ao total de palitos. Depois de 5 a 10 rodadas ganha quem conseguiu mais pontos.
Com a classe em roda jogue algumas vezes com eles para que compreendam as regras.
Repita esse jogo umas 4 vezes ao longo de um mês, para que os alunos tenham tempo de aprender com o jogo.
Proponha algum tipo de registro. O registro auxilia na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um, e a perceber qual a compreensão que tiveram dos assuntos abordados com o jogo. Veja alguns registros que foram feitos para esse jogo por alunos de seis anos.
Jogos do Tabuleiro:


Idade A partir de 4anos
Recomendada:

Organização da Classe:
Duplas.
Objetivo:
Resolução de problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem.
Material:
Um tabuleiro para cada jogador.
Um dado e fichas (tampinhas, botões, grãos) para cada jogador
Regras:
Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado.
Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.
Tabuleiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário